O Externato Luso-Britânico foi fundado em outubro de 1958 por António José Baptista e Maria Luísa Bastos Baptista Trigo De Mira, familiares das atuais diretoras (mãe e filha) que seguem como linha mestra o pensamento dos fundadores.
Desde a sua fundação que o Externato foi gerido pela mesma família. Ocupando, inicialmente, apenas uma moradia geminada na Rua Epifânio Dias, no ano seguinte o Externato mudou-se para a Avenida Santa Joana Princesa nº 7 e no ano de 1961 juntaram à estrutura a moradia nº 13 da mesma avenida. As duas moradias serviam de Pólo feminino e Pólo masculino, para virem um dia mais tarde a ser carinhosamente chamadas de “colégio de cima” e “colégio de baixo”.
O ensino da língua inglesa foi pioneiro nos anos 50, quando a língua estrangeira ensinada nas escolas era ainda o Francês, e manteve-se no nosso ideal ao longo dos anos. O Inglês diário foi parte da vida e aprendizagem de muitos alunos, e uma prioridade dos nossos fundadores, que seguiam o princípio que ainda hoje norteia o nosso Projeto Educativo, de um mundo sem fronteiras.
Fundadores do Externato Luso-Britânico
Direção atual
O Externato Luso-Britânico foi e continua a ser um colégio familiar, em todos os aspetos do seu ambiente de trabalho e ensino. Ultrapassado mais de meio século de ensino, sentimo-nos fortemente ligados aos antigos alunos, que nos trazem já os seus filhos, relembrando com afeto e saudade, o tempo de escola aqui passado.
Os princípios que transmitimos a muitas gerações continuam a ser aquilo que traz os novos alunos aos Externato, filhos e netos de quem por cá passou. A confiança e o carinho que ao longo dos anos sempre depositam em nós, é a força que nos move para a inovação e crescimento no ensino.
Nos dias de hoje seguimos linhas orientadoras que garantam o sucesso através do desenvolvimento de uma educação de qualidade, exigência e de responsabilização. Toda a nossa planificação vai ao encontro de aprendizagens estruturadas com estratégias bem definidas e particularizadas de forma a garantir e respeitar a individualidade de cada aluno na aquisição dos objetivos a que nos propomos.
Assim sendo, apostamos num ensino bilingue enquadrado num conjunto de aprendizagens de rotinas e conteúdos programáticos onde o Inglês assume parte integrante do ensino em Português, para além de continuar a assumir o seu papel distinto na carga letiva diária. Pretende-se que os nossos alunos assumam no dia-a-dia o contacto de parte dos conteúdos, nomeadamente nas áreas curriculares de Estudo do Meio e das Expressões. Fazemos questão de continuar a nossa caminhada nos pilares que sempre orientaram todos os profissionais que colaboraram com o nosso Externato.
Alunos nos anos 60
O Externato Luso-Britânico trabalha em total colaboração com o corpo docente e não docente, em que todos têm uma única meta: o bom ambiente para a criança, onde esta se sinta bem e onde os Pais/Encarregados de Educação tenham total confiança. Pretendemos que o ambiente familiar, em contexto escolar, promova o sucesso educativo e o desenvolvimento integral dos nossos alunos, tendo como princípio e finalidade o tema do nosso Projeto Educativo “Um Mundo sem fronteiras”.
Ensino Bilingue há mais
de 50 anos
Ensino curricular de Programação Informática
Colégio Familiar onde se promovem os valores tradicionais e o Pensamento no Futuro