O Externato Luso-Britânico tem como missão proporcionar uma vida familiar sã, criando um ambiente seguro onde o aluno se sinta à vontade para crescer e onde tem espaço para desenvolver a sua própria identidade. Onde a criança se prepara para a vida em sociedade, com autonomia e responsabilidade, reconhecendo o seu papel no mundo, e descobrindo formas de interagir com ele.
Temos como objetivo primário ensinar as crianças a viver com alegria. A alegria de uma criança desperta em si própria uma disponibilidade imediata para aprender, para criar e para descobrir. Acreditamos num futuro em que a felicidade da criança não depende de gratificação imediata, ou satisfação de todos os seus desejos, mas da sua segurança, para que se sinta reconhecida, acarinhada, acompanhada, estimulada e desafiada. Este conjunto de sensações que a criança experimenta durante o seu desenvolvimento e percurso escolar deve ser proporcionado pela escola e pelas pessoas que com ela colaboram.
É nesse aspeto que o nosso projeto educativo se propõe a desenvolver nos nossos alunos a criatividade, a criar competências e dar ferramentas para as profissões do futuro, e não para o paradigma do passado. Acreditamos que a linguagem é a melhor ferramenta de trabalho para uma mente aberta e estimulada. Acreditamos que a linguagem é um instrumento não só de comunicação como de união e de criatividade. Acreditamos numa escola que desenvolve a linguagem verbal (ensino bilingue de Português e Inglês), a linguagem formal (Matemática, Programação Informática), a linguagem musical (Expressão Musical), a linguagem corporal (Expressão Motora, Expressão Dramática) e a linguagem mista (Expressão Plástica).
O Externato Luso-Britânico pretende concretizar um projeto pedagógico global, enquadrado nos objetivos e orientações do Ensino Pré-Escolar e Básico delineados pelo Ministério da Educação. O nosso projeto bilingue constitui-se em torno de grandes eixos que estruturam e dão sentido a toda a ação educativa do Externato.
”O professor em si não transmite conteúdo, dá assistência, sendo facilitador da aprendizagem. O conteúdo advém das próprias experiências dos alunos. A atividade é considerada um processo natural que se realiza através da interação com o meio. (...) O professor não ensina: apenas cria condições para que os alunos aprendam. (Mizukami, 1986)
Assim sendo, o ideal do Externato Luso-Britânico caminha numa visão humanista da educação onde pretendemos desenvolver todas as capacidades da criança de forma global e harmoniosa, procurando estruturar todas as atividades num conceito de bem-estar e dignidade da criança como ser humano. Pretendemos estabelecer um método de ensino centrado num trabalho educativo que pressupõe a compreensão das coisas a partir delas mesmas, um impulso interior que revele no trabalho espontâneo do intelecto, uma educação cuja lógica seja a formação integral de uma educação para a vida, uma educação mais humana.
Privilegiamos a construção da autonomia e da personalidade singular de cada um, enriquecidos com as mais variadas dinâmicas das expressões – plástica, musical, desportiva, científica e tecnológica.
Ensino Bilingue há mais
de 50 anos
Ensino curricular de Programação Informática
Colégio Familiar onde se promovem os valores tradicionais e o Pensamento no Futuro