Notícias

The Let Grow Project

O Externato Luso-Britânico inicia este ano escolar um novo projeto com os seus alunos. O projeto Let Grow oferece aos alunos uma "trabalho de casa" simples e transformador: “Vai para casa e faz algo novo, sozinho! Trepar uma árvore, fazer uma refeição, fazer um recado aos pais… ” As escolhas são infinitas e o impacto imediato. A simples experiência de ter alguma independência faz com que as crianças fiquem envolvidas, entusiasmadas e curiosas. Analisam situações, avaliam consequências e descobrem o quão engenhosos realmente são. Todos veem a mudança: educadores, pais, e as próprias crianças. A independência leva a novas formas de resolver problemas, resiliência – e alegria. Descubra mais sobre o projeto Let Grow aqui.

Ambassador Levine’s successful school visit

On Wednesday the 22nd of March, United States Ambassador Randi Charno Levine visited the Externato Luso-Britânico school in Lisbon. Story by the Portugal News

Tributo a Sua Majestade Rainha Isabel II

O Externato Luso-Britânico lamenta com profundo pesar a morte da Rainha Isabel II, e estende as suas condolências ao povo do Reino Unido e da Commonwealth. O colégio ao longo dos seus 64 anos de vida acompanhou com admiração, respeito e carinho o seu reinado. Apesar da nossa fundação nos valores republicanos e laicos, celebramos os valores pelos quais Sua Majestade pautou o seu serviço: de união, de estabilidade e de modernidade, e desejamos longa vida ao Rei Carlos III.

It is with deep sorrow that we mourn the passing of Queen Elizabeth II, and we extend our condolences to the people of the United Kingdom and the Commonwealth. Throughout our 64 years of existence we have accompanied Her Majesty’s reign with admiration, respect and affection. Despite being founded by republican and secular values, we celebrate the values by which She guided Her service: unity, stability and modernity. Long live King Charles III.

Público - Como entreter as crianças dentro de casa

Público - Como entreter as crianças dentro de casa

Rádio Observador - Regresso ao ensino à distância: uma maratona

Rádio Observador - Regresso ao ensino à distância: uma maratona

Expresso - O video mais amoroso sobre o Brexit

O Video mais amoroso sobre o brexit link

TSF - Lápis "cor da pele"? Que cor, da minha ou da tua?

Lápis "cor da pele"? Que cor, da minha ou da tua?

PME Magazine - Desenvolvimento consciente nas escolas já é uma realidade

Desenvolvimento consciente nas escolas já é uma realidade

DN Insider - Somar, subtrair e programar: o código já chegou às escolas portuguesas

Somar, subtrair e programar: o código já chegou às escolas portuguesas

Encontro com a autora Luísa Ducla Soares

No passado mês de Fevereiro houve na nossa escola um encontro entre todas as nossas turmas e a autora de livros infantis Luísa Ducla Soares. A autora, com a sua característica simpatia e imaginação, conversou, contou histórias, e incentivou todas as crianças a contar as suas próprias histórias. No final assinou os livros dos nossos alunos e prometeu voltar novamente.

Carnaval

Como todos os anos tivemos a sorte de ter a companhia Animateatro na nossa escola a animar o nosso Carnaval, este ano com a peça "Super-heróis". O bom tempo deste dia deixou-nos assistir à peça cá fora nos nosso campo de futebol. 

Os Lego Ninjago visitaram a nossa escola

Tivemos uma visita muito especial das personagens do filme LEGO Ninjago! Foi um dia muito divertido, com surpresas e presentes para todos. 

O nosso ATL de verão está quase a acabar

E entre passeios no Mercado, picnics na Mata de Alvalade, jogos de basket, futebol e balões de água, os nossos convidados deste agosto têm-se divertido a valer. Ah, e quase nos esquecíamos do mais importante, os mergulhos na piscina todos os dias!

Out and about

Desde que começou o ano letivo já passeámos muito! Adoramos sair da escola para descobrir o mundo lá fora. Saímos nos nossos desfiles de Carnaval e halloween no nosso lindo bairro de Alvalade, fomos comprar castanhas no Magusto, fomos ao Laboratório Nacional de Engenheira Civil descobrir os planos da cidade para terramotos e sismos, à Biblioteca Manuel Chaves Caminha celebrar o dia Mundial da Ciência com a Ciência Divertida, ao Mercado de Alvalade comprar legumes e frutas, ao balcão do banco Santander conhecer o mundo do dinheiro... E tudo isto a pé, só no nosso bairro!

Também tivemos visitas inesquecíveis às Salinas do Samouco, ao Aqueduto das Águas Livres e Mãe d'Água, ao museu da Gulbenkian, ao Museu das comunicações, e várias idas ao teatro. Conhecer a nossa cidade e o nosso bairro é maravilhoso, e cada vez que vamos descobrir todos juntos aprendemos um bocadinho mais.

Protocolo com o Project Management Institute

Assinámos em Janeiro de 2017 o protocolo com o projeto PMI nas Escolas, para iniciar o nosso primeiro projeto de edcola com as ferramentas e metodologias da gestão de projeto. Os nossos alunos, dos 3 aos 10 anos, irão trabalhar em projeto desde o brainstorming à execução com a ajuda dos tutores do PMI na nossa escola. Promete ser um desafio novo e entusiasmante!

Inscrições abertas 2017/2018

Encontram-se já abertas as inscrições para o ano letivo 2017/2018 para o Jardim de Infância (Pré-escolar) e 1º Ciclo. Contacte-nos e marque a sua visita!

Parceria com o Clube de Rugby do Técnico

Tivemos uma visita no nosso colégio dos coaches Kane e Riley do Clube de Rugby do Técnico esta semana, que deram a todos os nossos alunos uma aula experimental de rugby (bem como uma aula de inglês!). O rugby é um desporto que gostamos muito, não só porque faz parte da cultura anglófila, mas porque é um desporto que cria laços de amizade fortes, e valores como o respeito mútuo e a disciplina que nos servem para a vida toda, além de ser um desporto que tanto as meninas como os meninos gostam muito!

A partir de hoje podemos com orgulho dizer que o Externato Luso-Britânico tem uma parceria com o Clube de Rugby do Técnico, um parceria que desejamos que seja também um forte laço de amizade.

Magusto em Alvalade

No passado dia 11 fomos, como é nossa tradição, passear na Avenida da Igreja e comprar castanhas ao vendedor ambulante. Foi um passeio divertido onde cantámos as canções do São Martinho e recebemos muita simpatia de todas as pessoas que vivem o nosso bairro connosco.

Durante o dia fizemos muitos trabalhos lindos sobre o magusto, e ainda vimos um filme sobre a lenda do São Martinho e descobrimos que o St. Martin também existe no Reino Unido!

Cambridge English award ceremony

Foi no passado sábado que tivemos a nossa tarde de entrega de diplomas do Cambdrige aos nossos antigos alunos do 4º ano. Foi um dia lindo de sol e houve chá, bolachas, e todos os nossos alunos e as suas famílias vieram passar a tarde a brincar no seu antigo recreio. Mas melhor que um dia bem passado, os nossos alunos saíram do colégio com todos os seus anos de aprendizagem de inglês certificados, para o seu futuro.

O Externato Luso-Britânico é um Cambridge English Exam Preparation Centre e no final do ano letivo os nossos alunos do 4º ano realizam os exames Young Learners e alcançam a certificação A1 ou A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, consoante o nível do exame que fazem. 

A Terra Treme - Exercício de simulação de sismo

Hoje assinala-se o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes instituído pelas Nações Unidas, e todos juntos participámos na iniciativa "A Terra Treme". É uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em conjunto com o Ministério de Educação que consiste num exercício de um minuto, que nos ajudou a conhecer e a praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo. Para saber mais sobre este dia visite o site A Terra Treme 

É antigo aluno?

Sabia que existe um grupo no Facebook de antigos alunos? Pode visitar o grupo ou juntar-se, e descobrir colegas e amigos dos anos 60, ou 80, ou até dos 90 e 00'. No grupo partilham-se fotografias, histórias e muitas memórias. Clique aqui para visitar.

Novo ano letivo a começar!

Dia 12 de setembro arranca mais um ano letivo no nosso Externato, e este ano celebramos 58 anos de vida. Temos muitas novidades mas também as caras de sempre para receber as nossas crianças. Às 17.00h do dia 12 teremos a nossa reunião geral de pais e encarregados de educação, não falte a esta oportunidade de conhecer todo o corpo docente do Externato e tirar todas as dúvidas sobre este ano que agora começa.

Preparados para o verão?

Nós estamos! E preparámos um ATL bem divertido para as semanas entre os dias 16 e 31 de agosto. As inscrições estão abertas para crianças entre os 3 e os 10 anos de idade, e o horário será das 9.00h às 18.30h. Para mais informações entre em contacto connosco através do nosso formulário.

Kids with superpowers

Os nossos alunos aprendem a programar desde os 6 anos. Querermos que o código seja para todos, queremos despertar o interesse das meninas para as profissões cientificas e tecnológicas, e queremos estimular as mentes dos nossos alunos para criar algo novo nas suas vidas. A Academia de Código trabalha connosco nesta aventura. Quer saber mais sobre programação? Os nossos alunos explicam.

 

 

 

 

Novas ementas vegetarianas

A partir de Maio passaremos a disponibilizar a opção de ementas vegetarianas, elaboradas por uma empresa certificada e com variedade de seis semanas diferentes. Com estas ementas o Externato pretende não só possibilitar um complemento à alimentação diária dos nossos alunos, como oferecer a hipótese de substituir integralmente a ementa diária pela vegetariana, à medida de cada aluno. Poderá consultar as nossas ementas aqui.

Inscrições abertas para 2016/ 2017

Encontram-se abertas as inscrições para o próximo ano letivo. Aproveite o nosso formulário de contacto e peça todas as informações necessárias para melhor escolher o futuro do seu filho. Estamos disponíveis todos os dias para agendar uma visita, e dar a conhecer o nosso projeto educativo, as educadoras e professoras, e as nossas instalações. Venha visitar-nos.

As nossas hortas, antes e depois

Foi em Outubro que todas as turmas decidiram o que plantar em cada uma das duas hortas. Desde as alfaces, cenouras e courgettes, às couves , favas e ervilihas, todos os legumes têm crescido bem com tanta chuva e sol que temos tido. No final de Janeiro iremos colher o que semeámos e decidir novos legumes e frutos para nascerem na primavera. Ao trabalhar no projeto da horta, cada turma tem a oportunidade de experimentar as suas áreas de conhecimento de forma interdisciplinar. Inglês, matemática e estudo do meio foram alguns dos temas trabalhados no nosso projecto das horas bio.

Mais um período a programar!

Iniciámos o 2º período das nossas aulas de Programação com a Academia de Código. Depois do 1º período em que tudo foi novidade, agora temos verdadeiros <Junior Code Cadets> a criar e desenvolver novas formas de comunicar com o computador. Os alunos do 1º ao 4º ano têm aulas de programação curricular semanais, na hora das TIC, e orgulhamo-nos de ser o primeiro colégio em Portugal a ter com a Academia de Código Júnior um programa curricular de programação, dos 6 aos 10 anos!

Ensino Bilingue há mais
de 50 anos

Ensino curricular de Programação Informática

Colégio Familiar onde se promovem os valores tradicionais e o Pensamento no Futuro